Posted by : Hugo Azevedo domingo, 20 de maio de 2012

Estava eu, ainda pouco, navegando pelo mundo virtual, e me deparei com o seguinte artigo de Glebe Duarte, Consultor em Marketing Digital: "Como criar sua Fan Page no Facebook".

De cara, o título já me chamou bastante atenção, então resolvi ler tal artigo e compartilhar com vocês algumas palavras do Glebe Duarte à respeito da Fan Page.

O primeiro questionamento que o Consultor realiza é: 'Perfil ou Fan Page?' Pois é, esse é questionamento que várias empresas, hoje, realizam antes de aderirem ao Facebook como mídia social interativa para sua organização. Por que não optar por um perfil no Facebook, do que uma Fan Page?


Em seu artigo, Glebe afirma que "um perfil define uma pessoa, seus gostos, sua relação com as pessoas e interesses, uma Fan Page é uma área de interação diferente, com possibilidades de customização e com espaço adequado a criar um conteúdo que se refere ao seu público". 

Em outras palavras, o que o Glebe quis dizer, é que o perfil são para pessoas. Um perfil nada mais é do que mostrar como você é, expondo sua intimidade aos 'íntimos', seja com características positivas, como também, negativas. Já a Fan Page, permite que as empresas administrem sua conta de formar a atrair o seu público-alvo através do compartilhamento de conteúdo que venham interessar aos assinantes de suas páginas.

Se você possui uma empresa, e deseja aderir ao Facebook como meio para atrair e fidelizar seus clientes, nada mais sensato do que optar pelo o uso de uma Fan Page do que pela criação de um perfil.  

A seguir, você terá acesso a parte do artigo publicado pelo Glebe Duarte em seu site. 

Em seu artigo, o Consultor em Marketing Digital, nos mostra cinco diferencias para uma organização optar pela uma Fan Page. Confira:

1. Regras: 
O Próprio Facebook define em suas regas que empresas e corporações devem registrar como Fan Page e não como perfil, isso por si só já deveria ser a resposta a qualquer dúvida, mas mesmo assim muitas empresas ainda criam perfil, sob pena de terem seus perfis excluídos.

2. Múltiplos Administradores:
Uma Fan Page, ao contrário de um perfil que é administrado por um usuário (login e senha únicos), você pode ter vários administradores, ou seja, você poderá ter uma equipe para administrar, sem precisar compartilhar senhas e sendo também muito mais seguro o gerenciamento das informações na Fan Page.

3. Analytics: 
Quantas pessoas acessam o seu perfil? Quantos comentaram? Quantos curtiram o seu conteúdo? Qual o tipo de conteúdo que você mais publica e mais tem interação? De onde vem as pessoas que acessam o seu perfil? Pois é, estas perguntas você não tem como responder se você usa um perfil, mas enquanto Fan Page, estes dados, que são cruciais para avaliar o seu desempenho, podem sim ser obtido se você tem uma Fan Page.

4. Visível publicamente: 
Se você tem um perfil, as únicas pessoas que poderão acessar são aquelas que possuem um perfil no Facebook, quem não tiver não poderá visualizar seu conteúdo. E se você está lá e quer se divulgar, você vai querer ter um perfil onde as pessoas não podem te ver? Ou mesmo ter que se configurar para que qualquer um já conectado possa visualizar suas publicações? Pois bem, enquanto Fan Page, mesmo quem não tiver acesso (ou conectado) no Facebook poderá visualizar o seu conteúdo, outra grande vantagem.

5. Customização: 
Em um perfil você não tem poder de customização nenhum, já em uma Fan Page, você poderá ter várias abas dentro da mesma página, podendo chegar até mesmo a criar sistemas e incorporá-los ao Facebook, ou mesmo ser sessões contendo aplicativos, como Twitter, Youtube, blog entre outros recursos que em um perfil não é possível. Acho que apenas estes 5 itens já são suficientes para perceber as vantagens de se utilizar uma Fan Page não é?

Ao final, podemos inferir que uma Fan Page pode ser algo bem útil quando se deseja conhecer o público do seu negócio, já que: através dela você possui uma facilidade em administrá-la, pois ela permite que vários usuários possam cuidar da sua página, enquanto você está resolvendo outras questões de sua organização;   E mais, elas podem ser geridas por equipes, que, mesmo que quando os administradores da Fan Page estejam distantes, possam mantê-lá atualizada; ela permite a customização, assim você pode deixar a sua Fan Page com a cara do seu negócio; além disso, o senão o mais importante, ela pode ser monitorada por ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics. Assim, você terá o poder dá informação, e poderá saber qual é o público que está acessando sua Fan Page.

Espero que com esse artigo, que em grande parte de seu em colaboração a publicação no site do Consultor em Marketing Digital, Glebe Duarte, e como minhas breves palavras, você possa ter a consciência do que é melhor para sua organização: um perfil ou uma fan page? Eis à questão com a nossa resposta.

por Victor Hugo de Azevedo,
Administrador, Jornalista, e especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação.


e adaptação do texto de Glebe Duarte,
Consultor em Marketing Digital, Coordenador do Eixo de Informação e Comunicação no Senac/RN.


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