Posted by : Hugo Azevedo sábado, 14 de abril de 2012



Hoje, um dos maiores desafios encontrados na administração, e o que os gestores têm se deparado no ambiente organizacional é propocionar um "clima organizacional" favorável ao desenvolvimento das pessoas. Manter um clima organizacional "bom" ou "positivo" depende de "n" fatores (salário, benefícios, relacionamento, liderança, etc).

Mas o que é o clima organizacional? O clima é o fruto da interação entre os indivíduos da organização. Ou seja, vai depender diretamente do comportamento do indíviduo (funcionário), e a interação deste com outro funcionário. Essa mecanismo de interação pode gerar um clima bom, como também ruim. Isso depende de vários fatores.

Porém, acredita-se antes de tudo que, como o clima organizacional está diretamente ligado à pessoa, ao indivíduo, então, ele será fortemente influenciado pela motivação do mesmo. Ou seja, a motivação do funcionário pode contribuir positivamente ou negativamente para o clima organizacional. Sendo assim, torna-se um desafio aos gestores e as organizações procurar motivar os seus funcionários.

Pegamos aqui o gancho do relacionamento. Se os indivíduos de uma equipe não se relacionam bem entre si, cabe aos gestores procurarem maneiras de dimunir as diferenças entres esses indivíduos, e tentar criar um clima favorável ao trabalho. E, também, pode acontecer de os indivíduos não se relacionarem bem com o seu gestor e vice-versa, dependendo do tipo de liderança que o mesmo expressa. Neste caso, quando o problema de relacionamento é da equipe p/ com o gestor, é porque normalmente este gestor adota um modelo mais centralizado ou reservado de gestão, ou seja, não há uma comunicação aberta e clara com sua equipe. Sendo assim, recomenda-se ao gestor que o mesmo procure ouvir sua equipe, procurar saber o está acontecendo com o indíviduos, procure ser mais comunicativo e aberto a sugestões e mudanças. Tudo isso pode favorecer a criar um clima favorável para o trabalho.

Se é possível trabalhar em uma organização com o clima pesado? Pode ser que sim. Isso vai depender da necessidade de cada indivíduo da organização. Pode ser que para aqueles indivíduos que se satisfaçam somente com necessidade básica, como o salário, o clima pesado pode não fazer diferença para ele, já que o mesmo precisa do dinheiro para manter sua vida.  Porém, para alguns indivíduos em que o salário já não faz tanta importância para que o mesmo possa ser manter na organização, é extremamente necessário que a gestão procure manter um bom clima organizacional, pois as relações interpessoais e o clima organazicional são fatores determinantes manter os funcionários dentro da organização.

Sendo assim, fica aqui a dica para os gestores! Procurem se comunicar! A comunicação é tudo dentro de uma organização. Principalmente quando se quer trabalhar em uma empresa com o clima bom.

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